M.V. Beatriz Mattes

M.V. Beatriz Mattes

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Medicamentos contra-indicados para gatos

Cada vez mais atendemos na clínica no dia a dia gatos intoxicados por medicamentos, e na maioria das vezes o proprietário que administrou, pensando estar fazendo o certo. Por isso resolvi postar uma pequena lista, dos principais medicamentos que NÃO DEVEM ser administrados de forma alguma e os que PODEM ser administrados, mas na DOSAGEM E INTERVALO CORRETOS, SEMPRE SOB A SUPERVISÃO DO VETERINÁRIO.

MEDICAMENTOS CONTRA-INDICADOS:

*Alguns AINES - antinflamatório, COMO:
Ibuprofeno (Motrin®), fenilbutazona (Mioflex®), ácido mefenâmico (Ponstan®), naproxeno (Flanax®),Diclofenaco (cataflan® , Voltaren®)Podem causar: Vômito, depressão, letargia, gastrite, Insuficiência renal aguda.

*Estreptomicina® (Pentabiótico®)
Neurotóxico em gatos, Sinais neurológicos, perda da audição
Altas doses: parada respiratória
Cuidado com associações (algumas formulações possuem a estreptomicina associada a outros antibióticos)

*Benzoato de benzila (Acarsan®)
É um acaricida , utilizado para tratamento de sarnas.
Tóxico para gatos: Dor abdominal, vômito, diarréia
Convulsões, excitação e morte.

*Organofosforados -(muitos nomes comerciais, fique atento a composição do produto, presente um coleiras anti pulgas, pós, formulações para grandes animais para carrapatos, etc. Gatos são mais sensíveis.
Coleiras anti-pulgas (diclorvos)
Acúmulo de acetilcolina:
Miose, salivação e fasciculação muscular, Convulsões, acidose metabólica.

*Enemas à base de fosfato (Fleet Enema®)
Contra-indicados para cães e gatos. Absorção ativa do fosfato de sódio:
Hipernatremia, hipocalcemia, hiperfosfatemia, Depressão, ataxia, mucosas pálidas
Vômito, gastroenterite hemorrágica, coma.

* Paracetamol/Acetaminofen – fenacetina -Tylenol®, Dôrico®, Buscopan Plus®
Hemólise e Corpúsculos de Heinz. Anorexia, Vômito, Ptialismo (salivação),Edema subcutâneo, Icterícia, Cianose (mucosas azuladas ou arroxeads), Taquipnéia, Hipotermia, Necrose Hepática.

* Benzocaína - Cepacaína®, Colubiazol Spray®, Crema 6A®. Hemólise e Corpúsculos de Heinz. Anorexia, Vômito, Ptialismo (salivação),Edema subcutâneo, Icterícia, Cianose (mucosas azuladas ou arroxeads), Taquipnéia, Hipotermia, Necrose Hepática.
Fique atento aos produtos otológicos (para otites) pois muito possuem benzocaína na sua formulação.

*Anti-Sépticos e analgésicos das vias urinárias - - Azul de metileno (Sepurin®, Mictasol®)Fenazopiridina (Pyridium®, Urotril®)
Hemólise e Corpúsculos de Heinz. Dispnéia, mucosas pálidas ou ictéricas, anemia grave.
Urina: azulada ou alaranjada.

FÁRMACOS QUE PODEM SER UTILIZADOS, NA DOSAGEM CORRETA E SOB SUPERVISÃO VETERINÁRIA:

* Acido Acetilsalicílico: Aspirina®, Azulfin® , Salicilato de Bismuto®, Melhoral®, AAS®
doses incorretas podem levar à anorexia, taquipnéia, sialorréia, hipertermia
gastroenterite hemorrágica, icterícia, anemia, sinais neurológicos, óbito.

* Opióides: Morfina, Butorfanol, tramadol.
Doses incorretas podem levar dependendo da dosagem e agente, à Excitação ou depressão.

* Cloranfenicol (Quemicetina®)
Doses incorretas podem levar à discrasias sangüíneas, hipoplasia medular,anorexia, vômito, diarréia, desidratação.

* Griseofulvina (Fulcin®)
Antifúngico. Afeta células em replicação ativa. Associação com FIV
Gestantes: teratogênico.
Doses incorretas podem levar à: anemia, leucopenia, vômito, diarréia
Prurido, febre, sinais neurológicos.

* Iodo e iodóforos (Iodopovidine®)
Tóxico: lambeduras
Prostração, anorexia, úlceras linguais, distúrbios gastrintestinais, hipotermia
Tópico: 1 a 10%: necrose tecidual. Diluir! 0,1 a 0,5%

* Compostos fenólicos - Dipirona®, Propofol (Diprivan®), Hexaclorofeno®
Metabolização lenta ­
Doses incorretas podem levar avVômitos, anúria, depressão, ataxia

* Progestágenos sintéticos (inibidores de cio): tumor de mama.

* Enrofloxacina (Baytril®, Flotril®, Zelotril®, Enropet® ): cegueira, descolamento de retina em altas doses.

* Metronidazol (Flagyl®)e associaçõs (giardicid®)
sinais neurológicos em altas doses, não utilizar se debilitados ou hipoproteinêmicos.

* Azatioprina: imunssupressão grave.

Para concluir, o gato não pode ser visto como um pequeno cão, as instalações e o atendimento deve ser diferenciado, é comum haver intoxicações por medicações, pois eles possuem particularidades de biotransformação e maior susceptibilidade de oxidação da hemoglobina. Na hora de medicar seu animal, procure sempre a orientação de um médico veterinário e fique atento as formulações dos medicamentos!





*

22 comentários:

  1. Olá!
    Tudo bem?

    Ainda bem que encontrei o seu blog que é informativo, inteligente, "clean", bem escrito!!!!!
    Excelente post!

    Estamos precisando de pessoas que realmente se importam com os animais. É o seu caso!!!
    Sucesso sempre, vc merece.
    Beijo grande,

    Valéria. :)
    www.peludosecharmosos.com.br/blog

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Beatriz!
    O veterinário diagnosticou infecção pulmonar na minha gata que pesa 4,3kg. Indicou Flotril 10%, 0,22ml 2x ao dia, mas to achando muito forte!! Qual sua opinião? Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. ENRREI EM ALGUMAS PALAVRAS AI CO CORRIGIR. To Com Um problema Com meu gatinho...Ele teve maus tratos, pegei ele pra cuidar só que mandaram da 5 gotinhas de dipirona ele começou babar...ele já tava mal sem poder andar aqui ná minha cidade não tem veterinario me ajuda por favor dividir um comprimido diclofenaco pekeno 50mg em 4 vezes e dei pra ele...e ele piorou...me ajuda..será q vai ter problema mais serio com ele..Fui num rapaz aki que trabalha só como medicamentos para animais cachorros gatos e gados, ele disse q não devria ter dado esse medicamentos diclofenaco ai...Eu não sabia que ele tem formação pra vender medicamentos para animais e acabei indo na conversa de terceiro sempre tem um idiota medico indicando algo.... Esse Rapaz passou FLANALIV pra dor dividir um comprimido em 4 pedaços ele ta melhorando aos poucos e tambem passou Antitoxicos UCB Mandou da 4 gotinhas...ele ta certo? O diclofenaco é de 50mg que mandaram dá..to vendo aki varios medicamentos que não pode da gatinhos inclusive diclofenaco...Vc pode me falar pq dei 1 comprimido dividido em 4, 4 dias os pedacinhos pode ter sequelas graves? ABRAÇO SE ME RESPONDER.

    ResponderExcluir
  5. Mas o pentabiótico é recomendado para gatos. E vc sabe que gatos possuem doenças de difícil medicação e os antibióticos são os únicoa aliados, então, o que fazer, deixar o gato padecer doente?

    ResponderExcluir
  6. Genteee, to sem dinheiro pra levar meu gato até um veterinário, sei que é o indicado, mas realmente NÃO TENHO COMO. Então, meu gato esta urinando com sangue, seguido, porém em pouca quantidade, parece estar sentindo dor, e meio que fica mexendo no seu pênis, como se tivesse doendo e irritado. Acredito que esteja com alguma infecção urinária, não sei como medicar, e não consigo ver ele sofrer. Se der pra me ajudar, ficarei grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Canal da urina emtopido o meu tava desse jeito tratei com uma racao especial e antibiotico isso dar bastante em gatos castrados eles nao podem mais comer racao barata trate entes que ele tenha que ser operado. Ai e bem mas esqueci tem que dar um remedio que tira dor para aliviar corra logo

      Excluir
    2. O meu também está com o canal da urina entupido,levei ele no veterinário,ele receitou dois comprimidos,dar por dois dias,dei não resolveu,piorou agora ele está vomitando,não sei se é de dor ou medicamento que fez mal!

      Excluir
  7. Inibidores de Cio EM DOSAGENS CORRETAS? Você como médica veterinária, por favor retire isso dessa classificação, pois bem sabe que existem os acéfalos que entenderam que DE VEZ EM QUANDO pode aplicar. São fartos os casos de tumores de mama na rotina clinica. Mas, parabenizo tbm pelo post, bem elaborado, porem, uma breve observação também sobre os pentabióticos que são utilizados.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Olá. Recolhi um gato da rua há duas semanas. Ele tem em torno de 3 meses de vida. Essa semana surgiu uma falha de pelo na cabeça e umas casquinhas sobre essa pele. Desconfio que seja sarna ou alguma micose. Ja gastei demais com veterinário para curar uma infecção que ele tinha, por isso não tenho condições de pagar outra consulta. Os remédios que me indicaram nos petshops são todos acima de 70 reais. Você teria algum medicamento alternativo mais barato para recomendar? Parabéns pelo site!

    ResponderExcluir
  10. Peguei uma gatinha pra criar, minha mãe aplicou ivermectina, pois fiziamos o mesmo com gato maior. Mas depois de 4 dias ela começou a vomitar e ficar com diarréia, levamos ao veterinário ela passou a noite no soro, mas até hj 10 dias depois ela nunca se recuperou, faz força pra miar, tem hora que ela parece engasgar e faz barulhos estranho, está muito magrinha. O que faço? O que pode ser?
    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao se dá ivermectina pra gatos

      Excluir
    2. Nao se dá ivermectina pra gatos

      Excluir
    3. Administrar ivermectina a gatos até que pode sim, o grande ponto é na verdade a dosagem perfeita e isso nem todos estão aptos a fazer, eu já administrei essa droga a vários gatos sem problemas,ainda essa semana conseguí na forma oral e com descrição para gatos.

      Excluir
  11. Peguei uma gatinha pra criar, minha mãe aplicou ivermectina, pois fiziamos o mesmo com gato maior. Mas depois de 4 dias ela começou a vomitar e ficar com diarréia, levamos ao veterinário ela passou a noite no soro, mas até hj 10 dias depois ela nunca se recuperou, faz força pra miar, tem hora que ela parece engasgar e faz barulhos estranho, está muito magrinha. O que faço? O que pode ser?
    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  12. Muita irresponsabilidade essa lista. Pessoas procurem outro texto. Ela diz que nao se deve dá pentabiotico (e é exatamente pentabiotico que os vets dão na pos castração de gatos por causa da dificuldade em se ministrar outros)....e por outro lado ela diz que "pode dá inibidores de cio emdosagens corretas". O que??? Inibidores de cio causam cancer, e pode fazer a vida dando "corretamente" q vai causar tumores nas gatas domesmo jeito. Variosss tumores em cada mama. Muita irresponsabilidade essa lista.

    ResponderExcluir
  13. Muita irresponsabilidade essa lista. Pessoas procurem outro texto. Ela diz que nao se deve dá pentabiotico (e é exatamente pentabiotico que os vets dão na pos castração de gatos por causa da dificuldade em se ministrar outros)....e por outro lado ela diz que "pode dá inibidores de cio emdosagens corretas". O que??? Inibidores de cio causam cancer, e pode fazer a vida dando "corretamente" q vai causar tumores nas gatas domesmo jeito. Variosss tumores em cada mama. Muita irresponsabilidade essa lista.

    ResponderExcluir
  14. Posso,dar sepurin para meu gato,ele está sofrendo muito não consegue fazer xixi,pq.sepurin é ótimo para humanos!

    ResponderExcluir
  15. Olá, minha gatinha não estava fazendo xixi, chamei um veterinário para examinar ela, ele passou cefalexina e sepurin, comecei dando primeiro cefalexina ela estava Melhorando já estava fazendo xixi,dois dias depois comecei a dar o sepurin, no dia seguinte ela já vomitou e não quis mais comer, li na bula que dava enjoo e achei que era normal, só que tres dias depois ela morreu. Fiquei muito triste e me sentindo culpada, porque eu acho que foi o sepurin. favor me ajude a tirar esta culpada da minha cabeça, fico também me perguntando como um veterinário não sabe quais os medicamentos que não pode dar pra gatos, porque ele passou este medicamento pra minha gatinha?

    ResponderExcluir