M.V. Beatriz Mattes

M.V. Beatriz Mattes

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Lugar de gato é dentro de casa!!!

Todos sabem que os gatos são caçadores, curiosos e exploradores, mas isso não significa que precisem ter acesso à rua!!!
As clínicas veterinárias recebem todos os dias gatos atropelados, envenenados, atacados por cães, e isso sem contar infestações por pulgas, doenças como sarna, fungos, FIV/FeLV que são adquiridas através de contato com outros gatos ou em brigas.
Vou citar aqui rapidamente um atendimento deste feriado...
Lara é uma gatinha SRD, tem dono, mas vive saindo pra dar umas "voltinhas" pela vizinhança. No domingo, foi atacada na rua por 3 cães, e só sobreviveu porque estava passando um carro que parou, e conseguiu afastar os cães... sua dona só percebeu algum tempo depois, e ela chegou ao hospital em choque, sem temperatura, hipocorada, com muitos ferimentos e muita dor.


Foi socorrida, achamos que não ia sobreviver! mas teve sorte, as mordidas não afetaram coluna, nem teve fraturas. Ela se recupera bem.


Muitos gatinhos infelizmente não tem a mesma sorte, se o rapaz não tivesse visto e parado o carro, ela teria morrido ali mesmo, na rua, sem socorro... isso ficou de lição para seus donos que prometeram nunca mais deixá-la sair.

10 comentários:

  1. Olá tenho uma gata parecida com essa , apareceu pequena ainda em casa pra comer ração do meu cachorro , estva com falta de pêlo na cabeça e orelhas e está comigo até hj , já está castrada e não sai nunca na rua , sempre vai na vet. , mais gostaria de saber ficar em hotelzinho pode acotecer de contrair a FIV ?

    ResponderExcluir
  2. Oi!!
    não, a FIV é transmitida por contato direto (brigas, mordidas) e no hotel geralmente eles ficam isolados do contato com outros gatos...

    ResponderExcluir
  3. Olá obrigada pela informação , mais e no caso que o dono do hotel solte um pouco os gatos(separadamente) , onde um gato infectado passar , lamber etc ou mesmo a má higienização da gaiola pode ser perigoso ?

    ResponderExcluir
  4. Essa gata foi mordida por cão???

    A minha estava com esses mesmos furos,achamos que podia ser bicheira,mais o vet. disse que era mordida,fedia muito e saia um sangue preto,ele cortou a pele envolta e ficou um buraco horrivel,mandou a gente dar antibiotico e aplicar rifocina,ela não esta comendo nada...coloco na boca dela seringas de leite varia vezes por dia,mais não vejo melhora,por favor oque eu faço?? o tratamento esta certo?

    ResponderExcluir
  5. Tenho uma dúvida. adotei um gatinho de rua, está com 5 meses e meio (acreditamos). tenho observado que ele está mamando em seco, ou seja, agarra um pano e fica sugando e movimentando as patinhas como se estivesse mamando na mãe. Isso é normal?

    ResponderExcluir
  6. Concordo plenamente... Gato que tem dono deve permanecer dentro de casa. Na rua ele corre sérios riscos!Envenenamentos, atropelamentos, cães, doenças (a AIDS felina é uma realidade cruel)e gente maldosa...
    bjos

    ResponderExcluir
  7. Tadinha!
    Concordo com vc! Lugar de Gato é dentro de casa! Minha Gatinha só sai pra rua na coleirinha dela pra gente passear, mas sozinha nem pensar!
    Ahhh Muiiiiitos perigos nas ruas!
    Bjinho. =)

    ResponderExcluir
  8. perdi um gato por esses dias foi atropelado o que pude fazer fiz levei ao veterinário tomou medicamentos mas nada resolveu infelizmente veio a falecer estou sofrendo muito com a perda do meu animal era meu companheiro, amoroso e muito mais....

    ResponderExcluir
  9. Olá Drª, estou com um problema bem grave aqui, tenho um gatil com +/- 60 gatos, todos saudáveis e seguros... mas hoje quando ia saindo encontrei uma gatinha, que não sei de quem é, mas como tenho muitos gatos geralmente tem "alguém" da visinhança por aqui, moro em uma zona rural há 18km da cidade, acredito que tenha sido atacada por um cão, mas não tem ferimentos, só está fora de si, não me deixa colocar a mão nela, no início pensei que fosse veneno, mas aparentemente não tem dor, só está mesmo fora de si, só vou poder levá-la ao veterinário no sábado, a pergunta é... já viu isso acontecer? ela pode estar só em estado de choque , por isso não me deixa chegar perto?... e teria algo que eu possa fazer até sábado? consegui colocá-la em uma caixa de transporte, então agora ela está segura, mas queria poder fazer algo por ela... grande abraço!! Tânia

    ResponderExcluir
  10. Meu gato esta com a volta do olho vermelho e as orelhas tbm e coçando oq faço, pois hoje nao tenho como leva-lo ao vet pois estou passando por dificuldades financeira...me ajude pir favor...

    ResponderExcluir