M.V. Beatriz Mattes

M.V. Beatriz Mattes

terça-feira, 14 de junho de 2011

COMPLEXO RESPIRATÓRIO FELINO - A "GRIPE DO GATO"

O complexo respiratório  felino é uma doença infecciosa,  causada pelo  herpesvírus felino tipo 1, responsável pela rinotraqueíte e pelo calicivírus felino, responsável pela calicivirose.
O nome “complexo” é utilizado por abranger doenças provocadas por mais de um agente causador, e também porque os sinais clínicos causados por cada um destes agentes se confundem.


O herpesvírus é um microrganismo que causa a rinotraqueíte, também conhecida como “a gripe do gato“, já que os sintomas são bem parecidos com os de uma gripe comum. Na calicivirose os sintomas são parecidos com os da rinotraqueíte, sendo que aparecem úlceras na boca que podem alcançar também as narinas. Este vírus pode atacar os pulmões, causando edema pulmonar e pneumonia.

Tanto o herpesvírus, como o calicivírus são capazes de causar sintomas como febre, espirros, tosse, secreção nasal (coriza) e ocular, salivação, perda de apetite, conjuntivite, úlceras orais, gengivite e pneumonia. Alguns sinais clínicos, como os problemas oculares, podem ocorrer sem que haja qualquer sinal respiratório. E nem todos os sintomas podem estar presentes num mesmo gato doente.


 secreção ocular em gato com complexo respiratório

 úlceras orais causadas pelo calicivirus felino

Essas doenças são extremamente contagiosas entre os gatos, sendo mais perigosas para filhotes e para os imunodeprimidos (como  idosos, gatos com leucemia ou Aids felina, etc.), podendo causar a morte desses animais. Elas são transmitidas por meio dos espirros dos gatos contaminados, do contato com objetos, como potes de água e comida, caminha, etc., contato das mãos contaminadas com o gato doente e que depois entram em contato com o gato saudável, e da mãe com o filhote (placenta, lambedura dos filhotes).

secreção nasal muco-purulenta em gatinha com complexo respiratório.

Além disso, frequentemente, ocorrem infecções bacterianas oportunistas, como por exemplo “clamidiose” responsável por sinais oculares graves (conjuntivite com pus, aguda ou crônica, espirros e tosse, pneumonia etc.) que se somam aos demais sintomas, agravando o quadro.


Se o seu gato começar a espirrar, tossir, apresentar coriza ou conjuntivite é fundamental que você o leve imediatamente ao veterinário. Somente o médico veterinário poderá diagnosticar o animal, e diferenciar um quadro alérgico do complexo respiratório.

O tratamento do complexo respiratório é realizado pelo veterinário,e como é um vírus, o objetivo é combater os sintomas e evitais infecções secundárias, muitas vezes sendo necessário a utilização de antibióticos, mucolíticos, inalação, colírios... os gatinhos com calicivirose devem ter atenção especial, já que as úlceras orais são muito doloridas e pode fazer com que ele pare de se alimentar, agravando mais o quadro. Outra causa comum de o gatinho parar de se alimentar é a perda do olfato pela secreção nasal abundante.

Gatinho recebendo inalação.

Outra forma simples de realizar inalação - dentro da caixa de transporte.

A inalação deve ser feita com soro fisiológico e nunca deve-se adicionar medicamentos sem a prescrição do veterinário! medicamentos como acetilcisteína (fluimucil) nunca devem ser utilizados na inalação, pois podem causar broncoespasmo, tosse grave e dispneia severa, levando até mesmo ao óbito.


A única medida preventiva contra o complexo respiratório é a vacinação anual, que deve ser orientada e aplicada pelo médico veterinário, e mesmo que o gato não saia, a vacinação é necessária!



É uma doença grave e pode levar o animal à morte se não tratada a tempo e corretamente!




9 comentários:

  1. ola preciso muito de sua ajuda ,tenho dois gatinhos bebes que tem trinta dias mas de umas semanas pra ca eles tem tido remelas brancas nos olhos e um dos olhos fica extremamente inchado que pareçe que vai explodir fora do cranio ,toos os dois somente um olhinho acoteçe isso ,o outro porem fica so com uma emela branca ,pareçe que o olho tem uma pelicula branca como um puz duro que criou pr cima do olho da pra ver que por baixo ha o formato dos olhinhos outro gatinho mais velho chegou aqui com isso e eu acho que transmitiu para os outros o que eu faço ??acho que eles vao morrer estou preocupada

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Olá! tenho 18 gatinhos entre meus mesmo e regatados da rua.Minha gata mais velha tem 13 anos e nunca tive problema com qualquer epidemia comum a gatos.Na ultima semana descobri na pele o que é ter quase todos os gatos com a setença de morte prevista.Foi coisa de 48 horas pra todos adoecerem.Apenas 1 não apresentou a doença,os outros ou tiveram sintomas leves ou ficaram totalmente ruins.Agradeço pela ideia criativa da inalação na prória caxinha de transporte pois,em meio a tanto estresse e medo de perder meus bebes,me via com dificuldade de fazer a inalação sem saber como,pois só 3 gatinhos aceitaram a ¨fumacinha misteriosa¨sem reclamar e cooperando totalmente relaxados. Outra coisa que me chamou a atenção foi acetilcisteína (fluimucil) que me foi receitado em forma de solução (1 ampola de garamicina diluido em 2 ml de xarope fluimicil) e para aplicar 3 gotas em cada narina do gatinho 3 vezes ao dia.É só na inalação que é contra indicado ou solução nasal pode não ser tão seguro?Se puder responder,agradeço desde já .

    ResponderExcluir
  4. Olá! Desde hoje pela manhã percebi que meu gatinho de 5 meses está super triste, não que brincar (ele é muito levado, normalmente, dorme o dia todo, come aos pouquinhos e só se eu colocar carne e não ração. Agora mesmo ele está todo enrolado em cima da cama, enqto seu outro irmão brinca com a mãe. Falando com uma amiga no telefone, ela me disse que podia ser "gripe do gato", coisa q eu nem sabia q existia. daí coloquei no google para saber mais detalhes, e encontrei esse seu post. E aí, eu descobri q quem tem essa secreção no olho não é ele e sim a mãe, e a muito tempo. Já foi colocado todo tipo de colírio, até de gente, e a secreção vai e volta. Ele, mesmo, não tem nenhum desses sintomas, mas precinto q algo não vai bem. Já ela, está ótima. Pode ela estar com a tal gripe a tanto tempo sem nada + grave e ele ter se contaminado, mesmo sem nenhum desses sintomas q vc descreve? Obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Oi preciso de ajuda com meu gatinho ! ele é um gatinho entrando na adolescência, e eu estou muito preocupada com ele .. De um tempo pra cá , ele tem tido secreção pelo nariz , isso me preocupa muito mesmo , ele meio que fica incomodado com alguma coisa no nariz dele , ai ele começa a espirrar e meio que tossir junto ! é horrível , eu amo muito ele , e não quero ter mais problemas com ele , me ajude por favor ;(

    Obs : hoje mesmo eu fui ver como ele estava , chegando nele eu percebi secreção em seu nariz , ai pra ajudar eu peguei um pano velho e fui limpar, quando eu puxei , saiu um pedaço de graminha ! nunca tinha visto isso ... será que ele está com algum problema ao engolir os alimentos ? eu acho que foi em algum tubo errado ou outra coisa , isso me preocupou mais ainda ! :(

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde, suspeito que os meus gatos estejam a sofrer deste vírus contagioso entre si. Tinha gatinhos bebés desde que nasceram sempre tiveram os olhinhos remelosos, mas desde há pouco tempo, estao mais magrinhos e os olhos inchados e vermelhos com muita secreção. O nariz também deita secreção. O mais preocupante é que a mãe deles apareceu com um olho com sombra branca, parece catarata, mas foi repentino, será coriza? Eles sao resgatados da rua portanto não posso fazer tudo para os manter bem, alimentação já é o que posso. Pode ajudar-me como trata-los? Se alguma coisa que posso comprar na farmácia para lhes colocar nos olhos/nariz visto que pelo que percebi nao ha antibiótico, ou haverá? Obrigada pela ajuda:)

    ResponderExcluir
  7. Ola gostaria de saber como posso tratar minha gatinha de um mes que ja veio d uma loja de animais e o irmãozinho dela estava contaminado com a grip, apresentando todos os sintomas descritos acima, ela esta bem se alimentando muito bem e é bem ativa brinca bastante o dia todo porem ela espira com uma certa frequencia, mais seu nariz só fica humidecido não sai secreções ,os olhinhos remelam só quando ela dorme e geralmente a remelinha é amerelinha e sequinha , gostaria de saber como posso trata-la para q os espirros parem , ja agradeço desde ja ^^

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. olá gostaria de saber se pode me ajudar pois a alguns dias minha gata deu cria e um dos seus filhotes me parece ter alguma deficiência nos olhos pois eles estão abertos mas parece q estão cobertos por alguma pele ou pode não serem formados tenho duvidas pode me ajudar ?Desde agora lhe agradeço pois estou preocupada com o filhote.

    ResponderExcluir