M.V. Beatriz Mattes

M.V. Beatriz Mattes

terça-feira, 14 de junho de 2011

COMPLEXO RESPIRATÓRIO FELINO - A "GRIPE DO GATO"

O complexo respiratório  felino é uma doença infecciosa,  causada pelo  herpesvírus felino tipo 1, responsável pela rinotraqueíte e pelo calicivírus felino, responsável pela calicivirose.
O nome “complexo” é utilizado por abranger doenças provocadas por mais de um agente causador, e também porque os sinais clínicos causados por cada um destes agentes se confundem.


O herpesvírus é um microrganismo que causa a rinotraqueíte, também conhecida como “a gripe do gato“, já que os sintomas são bem parecidos com os de uma gripe comum. Na calicivirose os sintomas são parecidos com os da rinotraqueíte, sendo que aparecem úlceras na boca que podem alcançar também as narinas. Este vírus pode atacar os pulmões, causando edema pulmonar e pneumonia.

Tanto o herpesvírus, como o calicivírus são capazes de causar sintomas como febre, espirros, tosse, secreção nasal (coriza) e ocular, salivação, perda de apetite, conjuntivite, úlceras orais, gengivite e pneumonia. Alguns sinais clínicos, como os problemas oculares, podem ocorrer sem que haja qualquer sinal respiratório. E nem todos os sintomas podem estar presentes num mesmo gato doente.


 secreção ocular em gato com complexo respiratório

 úlceras orais causadas pelo calicivirus felino

Essas doenças são extremamente contagiosas entre os gatos, sendo mais perigosas para filhotes e para os imunodeprimidos (como  idosos, gatos com leucemia ou Aids felina, etc.), podendo causar a morte desses animais. Elas são transmitidas por meio dos espirros dos gatos contaminados, do contato com objetos, como potes de água e comida, caminha, etc., contato das mãos contaminadas com o gato doente e que depois entram em contato com o gato saudável, e da mãe com o filhote (placenta, lambedura dos filhotes).

secreção nasal muco-purulenta em gatinha com complexo respiratório.

Além disso, frequentemente, ocorrem infecções bacterianas oportunistas, como por exemplo “clamidiose” responsável por sinais oculares graves (conjuntivite com pus, aguda ou crônica, espirros e tosse, pneumonia etc.) que se somam aos demais sintomas, agravando o quadro.


Se o seu gato começar a espirrar, tossir, apresentar coriza ou conjuntivite é fundamental que você o leve imediatamente ao veterinário. Somente o médico veterinário poderá diagnosticar o animal, e diferenciar um quadro alérgico do complexo respiratório.

O tratamento do complexo respiratório é realizado pelo veterinário,e como é um vírus, o objetivo é combater os sintomas e evitais infecções secundárias, muitas vezes sendo necessário a utilização de antibióticos, mucolíticos, inalação, colírios... os gatinhos com calicivirose devem ter atenção especial, já que as úlceras orais são muito doloridas e pode fazer com que ele pare de se alimentar, agravando mais o quadro. Outra causa comum de o gatinho parar de se alimentar é a perda do olfato pela secreção nasal abundante.

Gatinho recebendo inalação.

Outra forma simples de realizar inalação - dentro da caixa de transporte.

A inalação deve ser feita com soro fisiológico e nunca deve-se adicionar medicamentos sem a prescrição do veterinário! medicamentos como acetilcisteína (fluimucil) nunca devem ser utilizados na inalação, pois podem causar broncoespasmo, tosse grave e dispneia severa, levando até mesmo ao óbito.


A única medida preventiva contra o complexo respiratório é a vacinação anual, que deve ser orientada e aplicada pelo médico veterinário, e mesmo que o gato não saia, a vacinação é necessária!



É uma doença grave e pode levar o animal à morte se não tratada a tempo e corretamente!




68 comentários:

  1. ola preciso muito de sua ajuda ,tenho dois gatinhos bebes que tem trinta dias mas de umas semanas pra ca eles tem tido remelas brancas nos olhos e um dos olhos fica extremamente inchado que pareçe que vai explodir fora do cranio ,toos os dois somente um olhinho acoteçe isso ,o outro porem fica so com uma emela branca ,pareçe que o olho tem uma pelicula branca como um puz duro que criou pr cima do olho da pra ver que por baixo ha o formato dos olhinhos outro gatinho mais velho chegou aqui com isso e eu acho que transmitiu para os outros o que eu faço ??acho que eles vao morrer estou preocupada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. minha mãe achou uns no lixo, trouxe pra casa, todos morreram com problemas respiratorios, o ultimo apresentava essas mesmas caracteristicas q vc citou, levamos a um veterinario que ao invés de fazer exames no animal, foi logo aplicando uma injeção, o bicho não tinha se quer 1 mês de vida, fiz algumas manobras de salvamento, ajudou um pouco, mas não resistiu muito tempo

      Excluir
    2. olá eu ja tive muitos gatos - muitos mesmo kkkk- e essa ramelinha é normal nos pequerruchos, acho que deve ser uma conjuntivite ou algo assim. Eu limpava direto com algodão e soro fisiológico, e fazia compressa com cha de camomila gelado encima. Aos poucos ia melhorando, nunca morreram disso não..abraços

      Excluir
    3. Nao...mas o que a Cigana estava falando é exatamente a gripe felina...e dificilmente consegue salvar, ate porque a unica coisa que pode salvar é a triplice felina...mas o gatinho so pode tomar depois que melhorar, e na maioria das vezes qdo sao bebes, é muito dificil sobreviver para tomar a vacina, por isso a mamae tem que ser vacinada, e o ambiente sem outros animais para a gatinha dar cria, quando é de rua, como a Unknown escreveu, fica a propria sorte, quem tenta salvar deve tomar cuidado se ja tiver outros animais, porque é uma doença danada, transmite mesmo...Beijos..

      Excluir
    4. A vacina não salva. Ela protege o felino quando ele não está infectado. E ainda assim alguns dizem que pode correr o risco. Ela deve ser repetida anualmente. Uma vez infectado pelo herpes vírus o felino sempre será portador da doença, que pode ser desencadeada por baixa imunidade.
      A vacina poderá ser aplicada quando ele estiver estável, para saber se é possível é necessário que o médico veterinário peça um exame de sangue, o que geralmente não ocorre, infelizmente alguns vão no achometro, é bem complicado, pois se o gato não estiver bem a vacina não tem efeito.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Olá! tenho 18 gatinhos entre meus mesmo e regatados da rua.Minha gata mais velha tem 13 anos e nunca tive problema com qualquer epidemia comum a gatos.Na ultima semana descobri na pele o que é ter quase todos os gatos com a setença de morte prevista.Foi coisa de 48 horas pra todos adoecerem.Apenas 1 não apresentou a doença,os outros ou tiveram sintomas leves ou ficaram totalmente ruins.Agradeço pela ideia criativa da inalação na prória caxinha de transporte pois,em meio a tanto estresse e medo de perder meus bebes,me via com dificuldade de fazer a inalação sem saber como,pois só 3 gatinhos aceitaram a ¨fumacinha misteriosa¨sem reclamar e cooperando totalmente relaxados. Outra coisa que me chamou a atenção foi acetilcisteína (fluimucil) que me foi receitado em forma de solução (1 ampola de garamicina diluido em 2 ml de xarope fluimicil) e para aplicar 3 gotas em cada narina do gatinho 3 vezes ao dia.É só na inalação que é contra indicado ou solução nasal pode não ser tão seguro?Se puder responder,agradeço desde já .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. creio e entendi que só na inalação......pq o meu veterinário tbm indicou para os meus gatinho, de várias faixas etárias desde os bebês ate os mais velhos q apresentaram alguns espirros rinossoro junto fluimucil e dwcadron

      Excluir
  4. Olá! Desde hoje pela manhã percebi que meu gatinho de 5 meses está super triste, não que brincar (ele é muito levado, normalmente, dorme o dia todo, come aos pouquinhos e só se eu colocar carne e não ração. Agora mesmo ele está todo enrolado em cima da cama, enqto seu outro irmão brinca com a mãe. Falando com uma amiga no telefone, ela me disse que podia ser "gripe do gato", coisa q eu nem sabia q existia. daí coloquei no google para saber mais detalhes, e encontrei esse seu post. E aí, eu descobri q quem tem essa secreção no olho não é ele e sim a mãe, e a muito tempo. Já foi colocado todo tipo de colírio, até de gente, e a secreção vai e volta. Ele, mesmo, não tem nenhum desses sintomas, mas precinto q algo não vai bem. Já ela, está ótima. Pode ela estar com a tal gripe a tanto tempo sem nada + grave e ele ter se contaminado, mesmo sem nenhum desses sintomas q vc descreve? Obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Oi preciso de ajuda com meu gatinho ! ele é um gatinho entrando na adolescência, e eu estou muito preocupada com ele .. De um tempo pra cá , ele tem tido secreção pelo nariz , isso me preocupa muito mesmo , ele meio que fica incomodado com alguma coisa no nariz dele , ai ele começa a espirrar e meio que tossir junto ! é horrível , eu amo muito ele , e não quero ter mais problemas com ele , me ajude por favor ;(

    Obs : hoje mesmo eu fui ver como ele estava , chegando nele eu percebi secreção em seu nariz , ai pra ajudar eu peguei um pano velho e fui limpar, quando eu puxei , saiu um pedaço de graminha ! nunca tinha visto isso ... será que ele está com algum problema ao engolir os alimentos ? eu acho que foi em algum tubo errado ou outra coisa , isso me preocupou mais ainda ! :(

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde, suspeito que os meus gatos estejam a sofrer deste vírus contagioso entre si. Tinha gatinhos bebés desde que nasceram sempre tiveram os olhinhos remelosos, mas desde há pouco tempo, estao mais magrinhos e os olhos inchados e vermelhos com muita secreção. O nariz também deita secreção. O mais preocupante é que a mãe deles apareceu com um olho com sombra branca, parece catarata, mas foi repentino, será coriza? Eles sao resgatados da rua portanto não posso fazer tudo para os manter bem, alimentação já é o que posso. Pode ajudar-me como trata-los? Se alguma coisa que posso comprar na farmácia para lhes colocar nos olhos/nariz visto que pelo que percebi nao ha antibiótico, ou haverá? Obrigada pela ajuda:)

    ResponderExcluir
  7. Ola gostaria de saber como posso tratar minha gatinha de um mes que ja veio d uma loja de animais e o irmãozinho dela estava contaminado com a grip, apresentando todos os sintomas descritos acima, ela esta bem se alimentando muito bem e é bem ativa brinca bastante o dia todo porem ela espira com uma certa frequencia, mais seu nariz só fica humidecido não sai secreções ,os olhinhos remelam só quando ela dorme e geralmente a remelinha é amerelinha e sequinha , gostaria de saber como posso trata-la para q os espirros parem , ja agradeço desde ja ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá estou tratando os meus com "Briônia C8" em glóbulos que coloco na água do bebedor e estou tendo muita melhora. Já não estão mais com secreções e diminuiu consideravelmente as recidivas de espirros e tosse.

      Excluir
  8. olá gostaria de saber se pode me ajudar pois a alguns dias minha gata deu cria e um dos seus filhotes me parece ter alguma deficiência nos olhos pois eles estão abertos mas parece q estão cobertos por alguma pele ou pode não serem formados tenho duvidas pode me ajudar ?Desde agora lhe agradeço pois estou preocupada com o filhote.

    ResponderExcluir
  9. Existe algum tratamento que possamos fazer em casa. Minha gatinha tbm esta com o olhos lacrimejando e secreção nasal......

    ResponderExcluir
  10. Olá, ando sofrendo mto, fui espancada por vizinhas pq estava alimento uns gatos de rua como de costume, logo após a confusão! Minha gata sumiu, reapareceu com 5 dias, debilitada, espirrando com tosse até então achei q era alguma virose!
    Levei ao veterinário, logo foi constatado espancamento, perdeu o útero, está com pumoes comprometidos mta secreção, ficou internada até hoje, pq amanhã lá não abre, ele passou antibiótico e antiflamatorio, estou preocupada pq ela não quer comer e nem beber água, por mais q tenha passando o dia no soro com medicação, fico aflita, então ofereci diferenças comidas, ração, patê e água nada, então coloquei na seringa um caldinho q fiz para ela, mas ela não aceita retorna com muita secreção, e também ofertei água na seringa, fora o olhinho tá purulento, mas limpei com gase umedecida com SF, olhei sei post vi a opção de nebulização, fiz mesmo um pouco distante mas ela se assuntou mas acabou gostando, notei durante o processo de nebulização que as narinas dela subia de descia acho q ela gostou, posso continuar fazendo?
    O pet dela disse q estado dela era delicado por causa dos pulmões, ele não me repassou a nebulização mas sou enfermeira fui pela lógica da coisa, por isso fiz, e notei q ela parou de espirrar e se acalmou!
    Minha preocupação é alimentação dela, qnd tenho ofertar o retorno vem com secreção, tenho medo de brocoaspirar, mas To na luta!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, que horror sua situação, vc tem como se mudar? Parece que sua vizinhança não é das melhores...uma amiga minha que é veterinária me ensinou a dar soro com injeção subcutanea, achei bem melhor do que forcar a alimentação pela boca qd o bichinho já está bem debilitado. Se vc é enfermeira c vai tirar de letra..pega um soro fisiológico, poe na seringa, dai c segura com o indicador e o polegar a pele atrás do pescoço (naquela região onde as mães seguram os filhotes), daí enquanto c estiver segurando desse jeito c vai ver que a pele do gatinho faz um triangulo entre seus dedos, c aplica a injeção com soro bem no meio desse triangulo. Salvei dois gatinhos fazendo isso, eu nunca tinha conseguido trazer de volta qd eles deitam de lado e entram em coma,mas com essa injeção de soro de duas em duas horas até eles levantarem eu consegui - detalhe, a medida foi uma tampinha de soro e duas gotinhas de dipirona cada vez. O melhor mesmo é levar no veterinário, mas como a gente sabe que nem sempre é possível, estou compartilhando a maneira que eu sei que funciona de alimentar os gatinhos qd eles nao conseguem comer. Boa sorte amiga, que Deus te proteja e aos gatinhos tb!

      Excluir
    2. Leia meu comentário abaixo.

      Excluir
    3. Leia meu comentário abaixo.

      Excluir
  11. Olá! Tenho um sialata, e desde que o adotei ele lacrimeja escuro. Limpo com soro diariamente várias vezes. Se alimenta e brincadeira normalmente. Estou desempregada sem condicoes de leva lo ao vet.

    ResponderExcluir
  12. Olá! Tenho um sialata, e desde que o adotei ele lacrimeja escuro. Limpo com soro diariamente várias vezes. Se alimenta e brincadeira normalmente. Estou desempregada sem condicoes de leva lo ao vet.

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde, o meu gato está assim, escorrendo secreção pelo nariz e apareceu tipo uma carne esponjosa, será que pode ser essa gripe?

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde, o meu gato está assim, escorrendo secreção pelo nariz e apareceu tipo uma carne esponjosa, será que pode ser essa gripe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lidi use a pomada ofal.Eptezan muito boa ,meu vet, que me receitou para os meus gatos ,tenho 36 .boa sorte!!!!!

      Excluir
    2. Por favor, alguém sabe dizer se passa pro ser humano??
      O meu pai tem um gato com essa gripe, passou pra mãe que é siamesa, e não vonsegui leva-los ao veterinário!

      Excluir
    3. Por favor, alguém sabe dizer se passa pro ser humano??
      O meu pai tem um gato com essa gripe, passou pra mãe que é siamesa, e não vonsegui leva-los ao veterinário!

      Excluir
  15. Eu tenho 10 gatos e já tratei mais de 30 gatos no abrigo portadores de rinotraqueíte. O melhor tratamento até hoje foi com um remédio homeopático chamado Brionia 8CH. Custa aproximadamente 25 reais e para mim é o tratamento mais eficaz contra rinotraqueíte. Nossos gatos possuem essa doença, mas diariamente damos um glóbulo para a prevenção, lembrando que não tem cura, mas as crises passam e voltam com mudança climática, stress e outras causas. Quando a doença ataca novamente e os sintomas ficam fortes, nos dobramos a dose. O tratamento tem que ser diário, ou não surgirá efeito. Também damos patê batido no liquidificador com uma planta chamada miracelina. Essa planta tem um efeito de antibiótico natural. Assim tratamos os nossos felinos e mantemos eles vivos por muitos anos e sem agredir o fígado e o estômago dos nossos bichanos. Meu e-mail é rebecagomes03@gmail.com Quem quiser compartilhar experiências pode entrar em contato. Gratidão e sucesso nos tratamento de seus felinos

    ResponderExcluir
  16. A minha gatinha de 2 meses tem muito corrimento das natinas e da boca,o que posso fazer?

    ResponderExcluir
  17. olá, tenho quinze gatos e da noite pro dia começaram a tossir, espirrar e ficarem com os olhos bem congestionados oproblema é que entre eles existem filhotes e eu gostaria de saber qual a dose de acetilcisteíne para cada gato adulto e tambem para os filhotes com 20 dias de nascidos(dios estão com tossee olhos remelentos e vermelhos.Eu sei que o certo mesmo seria levar ao veterinário, mas são muitos gatos e eu não tenho dinheiro no momento pra isso. entre não medicar e deixa-los morrerem, eu prefiro arriscar medicando -os , só preciso saber a posologia .eu tenho envelopes aqui,daqueles de diluir(200mg) vou diluir mas preciso quealguem me ajude, POR FAVOR!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De a eles o polaramine de 6/6 horas e limpe os olhos com soro fisiológico e passe uma pomada ofatl.chamada eptezan ,meu vet. sempre receita essa e é muito boa .pode confiar tenho 36 gatos resgatados.

      Excluir
    2. Pessoal, resgatei um gatinho da rua. Deve ter agora uns 5 meses. Quando peguei ele tinha muita infecção com pus nos olhos. Lembrando que ele tem apenas um olho normal. O outro era apenas uma abertura(sem olho, levamos imediatamente ao ver. Fez cirurgia para fechar o olho inviável com a remoção da glândula lacrimal para evitar futuras infecções. A cirurgia foi feita em dez/2016. Depois da cirurgia ele começou a ter coriza, lacrimejar do olho com e a espirrar.Levamos ao vet de novo, fez raio x que mostrou ter algum conteúdo nos pulmões. Tomou, por 10 dias, amoxicilina e prednisolona. Ficou uns dias bem. Agora voltou com espirros, coriza e lacrimejar um líquido rosado. Está tomando remédios novamente. 😢 Alguém já passou por isso e o que fez? Meu email 📧 é adrianakmarcon@gmail.com

      Excluir
  18. Olá! Tenho 5 gatos, mas estou com dois gripados. Toda vez que espirram sai catarro. Estou dando vitamina-C e moro no interior, não tem veterinário. O que posso fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sueide o seus gatos deve estar com a doença rinotraqueite ,o melhor remédio neste caso e o Bactrim pediátrico ,só que você vai ter que pedir receita .Os meus gatos tiveram essa doença tomara tudo quanto é tipo de antibiótico ,tudo receitado pelo meu vet.mas o que deu certo foi o Bactrim.

      Excluir
    2. Sueide o seus gatos deve estar com a doença rinotraqueite ,o melhor remédio neste caso e o Bactrim pediátrico ,só que você vai ter que pedir receita .Os meus gatos tiveram essa doença tomara tudo quanto é tipo de antibiótico ,tudo receitado pelo meu vet.mas o que deu certo foi o Bactrim.

      Excluir
    3. Sueide o seus gatos deve estar com a doença rinotraqueite ,o melhor remédio neste caso e o Bactrim pediátrico ,só que você vai ter que pedir receita .Os meus gatos tiveram essa doença tomara tudo quanto é tipo de antibiótico ,tudo receitado pelo meu vet.mas o que deu certo foi o Bactrim.

      Excluir
    4. Sueide o seus gatos deve estar com a doença rinotraqueite ,o melhor remédio neste caso e o Bactrim pediátrico ,só que você vai ter que pedir receita .Os meus gatos tiveram essa doença tomara tudo quanto é tipo de antibiótico ,tudo receitado pelo meu vet.mas o que deu certo foi o Bactrim.

      Excluir
    5. Boa tarde Magnólia gostaria de saber qual a dosagem que vc dava para o seu gato. Desde ja agradeço. Fabiana

      Excluir
  19. Gostaria de saber oq minha gatinha tem ela tem uns 4 meses,se alimenta mt bem e ta gordinha so q de uns 3 dias pra ca ela ta tipo rouca,so q sem secrecao..me ajudem porfavor

    ResponderExcluir
  20. MEU GATO FOI RESGATADO COM ESPORO ESTÁ SENDO MEDICADO COM ITRACONAZOL EM COMPARAÇÃO COM OS OUTROS DA CÔLONIA ESTA REAGINDO BEM DEVAGAR E APRESENTA DIFICULDADE EM RESPIRAR ESPIRRANDO SEM SECREÇÃO NENHUMA GRIPE OU RINO?

    ResponderExcluir
  21. Boa noite, meu Gato apareceu na sexta pela manhã salivando sangue e baba em excesso e mal abria os olhos, parecia que sentia muita dor. Imediatamente tentei limpar e ver se conseguia enxergar se tinha algo na boca, mas ele não deixa que eu me aproximasse. Quando ele deu oportunidade eu injetei 1ml de dipirona na boca dele para tentar diminuir ou aliviar a dor para que eu pudesse mexer nele, dai quando voltei ele havia sumido. Fiquei desesperada achando que ele havia saido e tinha morrido em algum lugar já que estava mal, mas agora a noite ele voltou. Ele não está mais salivando sangue apenas "baba", me aparece pelos barulhos que tem secreção em algum lugar(não sei se nariz ou garganta),os olhos estão bastante inchados e vermelhos e mal consegue mante-los abertos. Não sei o que fazer, a essa hora onde moro não tem nenhum vet aberto e nem perto. Desculpe os erros mas to deseperada.

    ResponderExcluir
  22. Oie... Meu gato estava tossindo muito. Levei ele no veterinario e a medica receitou meio comp. agemox cl 250 mg 12h em 12h
    E predisolona 5mg 1 comp 12h em 12h.
    E inalacões com flumicil.
    Quando li seu artigo q flumicil pode piorar a situação dele e ainda levar a obito gelei.
    Estou muito preocipada com a saúde do meu gato agora.
    Por favor me ajude. Ja gastei quase mil reais em veterinário.

    ResponderExcluir
  23. Oie... Meu gato estava tossindo muito. Levei ele no veterinario e a medica receitou meio comp. agemox cl 250 mg 12h em 12h
    E predisolona 5mg 1 comp 12h em 12h.
    E inalacões com flumicil.
    Quando li seu artigo q flumicil pode piorar a situação dele e ainda levar a obito gelei.
    Estou muito preocipada com a saúde do meu gato agora.
    Por favor me ajude. Ja gastei quase mil reais em veterinário.

    ResponderExcluir
  24. Oie... Meu gato estava tossindo muito. Levei ele no veterinario e a medica receitou meio comp. agemox cl 250 mg 12h em 12h
    E predisolona 5mg 1 comp 12h em 12h.
    E inalacões com flumicil.
    Quando li seu artigo q flumicil pode piorar a situação dele e ainda levar a obito gelei.
    Estou muito preocipada com a saúde do meu gato agora.
    Por favor me ajude. Ja gastei quase mil reais em veterinário.

    ResponderExcluir
  25. Oi , tenho em casa 6 gatos
    Faz uns 3 ou 4 dias começaram espirrar , o mais velho espirra e tosse e sai pela boca secreçao, nariz escorrendo .com tosse!
    Tem 4 com gripe mas o mais velho esta pior::'dei desde ontem para todos glicopan pet. O que posso fazer?

    ResponderExcluir
  26. Olá esse tipo de doença quais os perigos para as pessoas ou crianças.

    ResponderExcluir
  27. Oiii pessoal alguém pode me ajudar tenho um gato ciames ele é adulto e esses dias estava saindo remelas amarelada no olho dele o olho está inchado e toda parte do olho caiu os pelos ele tem dado alguns espirros e comer ele come aos poucos o que pode ser me ajudem estou desempregada não tenho dinheiro para levar em um pet

    ResponderExcluir
  28. Boa noite ja levei a minha gata ao veterianario e foi-lhe passado antibióticos
    Ela está tendo dificuldades respiratórias e não consigo dar a ela a dipirona quando tem febre.
    Ela começa a babar
    Chega me assusta
    Anprimeira vez que a vi babar após dar a dipirona para ela pensei que ela estava com raiva.
    Mas ela eata com os olhos lacrimejando
    perdeu o apetite
    Respirando muito mal
    Tossindo bastante e reportando muito
    E a sensação de uma barriga pendurada
    Estou mantendo ela com alimento na seringa
    Estou batendo a ração dela no liquidificador e dando na Boa pra ela nos horários habituais de sua alimentação
    Gostaria de saber ze o que estou fazendo esta correto e se minha gata tem chance de sair dessa .
    Pois estou lutando muito para isso

    ResponderExcluir
  29. TeNão um gato que estava com problemas urinários levei no vet e ele receitou amoxicilina e clavulanato de potássio e anti inflamatório Azium agora depois de curado e de não estar tomando mais antibiótico está com sintomas de gripe felina é normal isso? Posso dar novamente o antibiótico? E agora todos os meus outros gatos estão com os mesmos sintomas.

    ResponderExcluir
  30. Eu tenho uma gatinha, ela mia mais não emite som, eu quero saber o que posso fazer para melhorar se precisa de algum remédio se é doença... Ela tem uns 6 meses eu acho, ela é de rua.

    ResponderExcluir
  31. Olá, tenho uma duvida. Meu gato ( 6 meses, 4kg) foi diagnosticado com pneumonia, pela Veterinaria. Receitou Ampicilina injetavel (2g vetnil) 1x ao dia 0,5 ml/ SC,por 7 dias. Ocorre que descobrir pela internet que a ampicilina só estável até uma hora após a diluição em temperatura ambiente, isso é verdade? o produto 1 (uma) ampola foi usado durante 7 dias e ficou em temperatura ambiente (não na geladeira), aplicado no próprio consultório dela. Cheguei a falar que tinha lido, sobre a curta estabilidade do produto (1 hora), mas ele se sentiu ofendida, porque tinha estudado 5 anos e achou um absurdo. Então meu gato tomou apenas uma dose de ampicilina e as outras 6 não tiveram efeito, ou não? Ele melhorou bastante, mas estou com medo, será que o tratamento fez efeito? o que eu posso fazer agora? mudar de veterinário não vale, rs.

    ResponderExcluir
  32. Por favor me ajude, é urgente. Onde eu moro nao tenho acesso ao veterinário, e meu gatinho esta fazendo barulho ao respirar como se estivesse com dificuldade, ele emagreceu um pouco, ele espirra muito, nao tem secreção nasal, so uma vez ele espirrou e saiu um pouco de catarro. Estou muito preocupada ele tem 7 anos, por favor eu nao quero perder o meu gatinho estou desesperada, ele esta tomando dexametasona pois inicialmente pensei ser uma gripe, mas faz 6 dias de tratamento e ele nao melhorou em nada nao quero perder ele me ajuda por favor. Coml posso ajudar meu gato? Que tipo de medicamento? Ou tratamento caseiro.

    ResponderExcluir
  33. Por favor me ajude, é urgente. Onde eu moro nao tenho acesso ao veterinário, e meu gatinho esta fazendo barulho ao respirar como se estivesse com dificuldade, ele emagreceu um pouco, ele espirra muito, nao tem secreção nasal, so uma vez ele espirrou e saiu um pouco de catarro. Estou muito preocupada ele tem 7 anos, por favor eu nao quero perder o meu gatinho estou desesperada, ele esta tomando dexametasona pois inicialmente pensei ser uma gripe, mas faz 6 dias de tratamento e ele nao melhorou em nada nao quero perder ele me ajuda por favor. Coml posso ajudar meu gato? Que tipo de medicamento? Ou tratamento caseiro.

    ResponderExcluir
  34. Bane... Boa noite. Um dia encontrei uma gata encima do telhado da minha casa. Ela não tinha nenhuma identificação, então a chamei, mesmo meio sem esperanças... e ela curiosamente veio. Dei carinho e provisões, e então a deixei ir. No dia seguinte eu a encontrei de novo, e novamente a dei provisões e carinho. Assim se seguiu por três dias, tudo aparentemente normal... Se eu não me engano, no terceiro dia ela começou a espirrar; chegou a sair muco verde do focinho dela, inclusive; eu fiquei meio preocupado, mas não dei muita importância. No quarto dia fui ver onde ela estava dormindo, para minha surpresa, em baixo do telhado da minha casa, que é muito empoeirado. Presumi então que fosse a poeira a causadora do espirro. A tirei de lá. Disponho de um quintal com uma pequena varanda coberta, onde provi as instalações dela. Assim se passaram mais quatro dias. A secreção verde parou, restando apenas o espirro e um corrimento nasal... as vezes muco... sempre transparente. Depois de alguns dias... dois ou três... ela começou a tossir. Reparei também que ela estava com diarreia. As fezes estavam saindo pastosas, com extremo mal cheiro e de cor amarronada, sem traços de sangue ou qualquer outra coisa. Não tenho dinheiro para leva-la no veterinário agora, gostaria de ter certeza do que ela tem antes... Alguém poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
  35. Meu gato teve dinossauros em maio mesmo com dificuldades consegui ir ao veterinário foi receitado masculina com calculando durante 21 dias e pressiona 5MG inteira por dois dias e metade por mais 5 dias e sedentário ficou uma nota.Agora estamos em outubro e ele esta com barulho no pulmão,tosse, e com secreção nasal estou desempregada não tenho condições de leva lo novamente o que posso dar + ele?

    ResponderExcluir
  36. Corrigindo meu gato teve rinotraqueite ele tomou amoxilina com calculando por 21 dias mais prednisona 5 MG por inteira por 2 dias e metade do como fim por 5 dias e mais uma Bezentacil.O tratamento ficou uma nota.Agora em outubro desde ontem voltou a repetir os mesmo sintomas como estou desempregada não tenho condições de voltar ao veterinário,ele esta com tosse,um pouco de barulho no peito ,secreção nasal e olhos lacrimejaram o que faço?

    ResponderExcluir
  37. Olá boa noite
    Queria saber se posso fazer nalacao no gatinho filhote estou com 7 gatinhos uma tá esperando tem uma q está com gripe peito cheio posso usar soro fisologico 5 ml em 1 hora d birotec ou bidovl qual posso usar

    ResponderExcluir
  38. Andreza pode fazer inalação mas com uma gota de fluimicil,o berotec é muito forte.Deve estar com rinotraqueite muito comum em gatos e não tem cura o tratamento é paliativo ,se os olhinhos começarem a criar pruridos limpe os com soro fisiológico e passe a pomada oftalmológica Eptezam é ótima ,pelo menos por 7 dias 2x ao dia.Boa sorte.

    ResponderExcluir
  39. Olá boa noite,,meus gatinhos estão com gripe e com conjuntivite pelo menos eu acho que é,tá muito estranho são três filhotes....oq facf???

    ResponderExcluir
  40. Leva ao veterinário o mais rápido possível

    ResponderExcluir
  41. Eva meu gato tem onze anos está com um pouquinho de toce que poso dar para ele predicilona é bom

    ResponderExcluir
  42. Meu gatinho esta com olho inchado e saindo lagrimas, hoje cedo ele só estava com o olho meio caido e agora a noite ele acordou assim! oque eu faço não tenho dinheiro para gastar com vet

    ResponderExcluir
  43. Bom dia por favor me ajude minha gatinha está com o céu da boca ferido e a garganta inflamadanao consegui comer e Nei beber mais tem apetite ela tenta comer mais não consegui o que devo dar pra ela

    ResponderExcluir
  44. Minha gata esta muito doente e não consegue comer nada,ela pode morrer? :(
    Eu gosto muito dela,me ajude!

    ResponderExcluir