A transmissão se dá principalmente por meio de vetores artrópodes, que são as pulgas, mas também há transmissão vertical.
Os gatos afetados geralmente apresentam palidez, prostração, picos febris, icterícia e esplenomegalia (aumento do baço).
Palidez de mucosas
O diagnóstico é feito através de exames de sangue, hemograma completo e pesquisa do parasita em lamina. Existe também testes específicos por PCR. Os animais positivos devem ser testados para FIV/FeLV, pois se trata de um microrganismo oportunista.
Pinochio: diagnosticado com Mycoplasma haemofellis
O tratamento é baseado em antibióticos adequados, suplementos, em alguns casos corticoides e muitas vezes há necessidade de transfusão sanguínea.
O gato tratado geralmente se torna portador, não podendo mais ser um doador de sangue. Raramente ocorrem recidivas, exceto nos casos de animais FIV ou FeLV positivos.
O controle das pulgas é uma forma eficaz de prevenção!
Meu Nelsinho virou estrelinha por isso :(
ResponderExcluirLembra, Bia?
que tristeza...
lembro sim... :-(
Excluirfelicitaciones por tu nota mi gato acaba de sobrevivir a esta enfermedad gracias al oportuno resultado de la enfermedad ( MYCOPLASMA HAEMOFELI)y una pregunta por lo que estado viendo se da mas en los gatos blancos o es igual para todos, esta pregunta la hago porque tengo otros 3 gatos y ellos están sanos según los estudios y el gato que se enformo es totalmente blanco gracias y saludos mi correo es nonplus_71@hotmail.com
ResponderExcluir