M.V. Beatriz Mattes

M.V. Beatriz Mattes

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Complexo Gengivite Estomatite dos Felinos

É uma doença da cavidade oral comum em felinos, que resulta em inflamação grave e cronica e ulceração de gengiva, mucosa alveolar, palato mole, lábios, língua, faringe e orofaringe.

Apesar de uma única etiologia não ter sido ainda determinada, é provável que seja uma doença multifatorial refratária com um componente imunomediado. Mesmo com uma correlação com numerosos agentes bacterianos e virais, nenhum foi identificado como dominante comum para a doença.

Animais infectados pelos vírus da Leucemia e Aids felina são mais predispotos.

Existem duas formas principais, o primeiro tipo, a condição é quase congênita, porque sinais detectáveis comumente se manifestam logo que os dentes descíduos aparecem e geralmente continuam ao longo da vida do animal. Nessa forma, existe uma boa razão para considerar a transmissão placentária da infecção ou condições hereditárias que podem deixar o animal susceptível a doença.

O início da forma secndária é usualmente ao redor dos sete anos de idade e normalmente continua ao longo da vida do gato.

Os sinais clínicos variam de acordo com o tipo e gravidade das lesões  e incluem halitose, ptialismo, relutância de permitir o exame da cavidade oral, cabeça recuada alterações comportamentais agressivas, pateamento de face, redução dos hábitos de toalete, dificuldade de apreensão de alimentos, preferência por alimentos úmidos, ciclos de anorexia e perda de peso e linfoadenopatia submandibular.
Alguns pacientes apresentam períodos de remissão dos sinais clinicos.

Roger, SRD, 8 anos. Os sinais são inflamação dos tecidos moles orais e alterações proliferativas.


Por ter uma etiologia tão complexa, torna-se muito difícil uma cura a 100%
O tratamento baseia-se em uso de antibióticos, drogas imunossupressoras e profilaxia dentária, assim como manejo da dor.
Em casos refratários, pode-se optar pela extração parcial ou total dos dentes, mas alguns pacientes ainda apresentarão lesões e irão requerer terapêutica médica após esses procedimentos.




Um comentário:

  1. Dr, Bia, tenho 6 gatos com esta doença no meu gatil...é complicado porque não podemos dar anbtibiótico de forma prolongada...uma vez a cada 6 meses aplico cortizona injetável que melhora muito mas morro de medo dos efeitos nos rins dos probrezinhos...alguma outra sugestão?

    Eles estão com os dentes bons, fiz limpeza na maioria que apresentava algum problema de gengiva, no caso deles é profundo...

    Abraços,

    Tarsila

    ResponderExcluir